São Carlos

Reis homenageia Vicente Cândido, com Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Artistas, advogados, parlamentares, amigos e militantes do Partido dos Trabalhadores atenderam ao chamado do deputado Reis e prestaram uma bonita e merecida homenagem a Vicente Cândido, construtor do...

ícone relógio22/10/2024 às 18:53:39- atualizado em  
Reis homenageia Vicente Cândido, com Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Artistas, advogados, parlamentares, amigos e militantes do Partido dos Trabalhadores atenderam ao chamado do deputado Reis e prestaram uma bonita e merecida homenagem a Vicente Cândido, construtor do PT, vereador, deputado estadual e deputado federal. A sessão solene de entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo aconteceu nesta segunda-feira, 21/10, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo.

“Não podemos falar de cultura sem lembrar de Vicente Cândido”, afirmou Reis lembrando a importantíssima legislação cultural produzida pelo parlamentar. É de autoria de Vicente Cândido a Lei de Fomento ao Teatro na cidade de São Paulo, projeto que nasceu da organização de grupos teatrais descontentes com o modelo de renúncia fiscal utilizado pela Lei Rouanet, em âmbito federal, e a Lei Mendonça, no âmbito municipal. Segundo os artistas, esse modelo leva à mercantilização da produção teatral e desfavorece a promoção da cidadania e a expressão popular do teatro.

Reis ainda destacou que a grande presença à cerimônia representa o carinho e o reconhecimento à sua história de vida e de luta de Vicente Cândido. “O seu trabalho é por todos, mas principalmente para aqueles que precisam de políticas públicas, de saúde, de educação, de transporte, de melhorias nos bairros, e esta homenagem é o reconhecimento de tudo o que Vicente Cândido fez pela cidade de São Paulo, pelo Partido dos Trabalhadores,  pela militância do PT, que o vê como um lutador, um guerreiro.

Vicente Cândido agradeceu a homenagem, classificando-a como um oxigênio trazido pelos testemunhos de amigos, familiares e companheiros de partido, que o estimulam a renovar o compromisso pela organização do PT no Estado de São Paulo e a sempre sonhar com um país melhor.

Além de Reis, prestaram homenagem a Vicente Cândido os deputados federais Alfredinho, Carlos Zarattini, Rui Falcão, Arlindo Chinaglia, Juliana Cardoso, Kiko Celeguim; a deputada estadual Márcia Lia e os deputados Donato, Emidio de Souza, Maurici e Luiz Fernando; os ex-deputados Adriano Diogo e João Paulo Cunha, e os vereadores da capital João Ananias, Luna Zarattini, Nabil Bonduki e Dheison. João Antonio da Silva, conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, também trouxe suas homenagens, junto com desembargadores e representante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Cláudio Aparecido da Silva, ouvidor da Polícia de São Paulo; João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, e Marcos Inocente, representando Inocente Advogados e Associados, sócio e amigo do homenageado.

Vários integrantes de sua família de parlamentar acompanharam a sessão solene junto com sua esposa, Maria Amália Neves Cândido. Também participaram da homenagem Alessandro Azevedo, representante do Ministério da Cultura no Estado; o secretário de Cultura de Mauá; representante da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens; representante do Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Federal e da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas; e o diretor de Negócios Jurídicos do Sport Club Corinthians Paulista.

Biografia

Vicente Cândido da Silva nasceu em 17 de novembro de 1959, em Vargem Alegre, Minas Gerais. Desde 1970 vivendo na cidade de São Paulo, onde graduou-se em direito pela FMU, especializando-se em direito tributário, e fez pós-graduação em direito empresarial na PUC-SP.

Membro do Partido dos Trabalhadores (PT) desde sua fundação, foi o primeiro presidente do diretório do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. Durante a gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1993), foi administrador regional do Campo Limpo. Em 1996, elegeu-se vereador e, no ano seguinte, assumiu a presidência do PT na capital, permanecendo até 1999.

Foi reeleito vereador em 2000 e, em 2002, elege-se deputado estadual, sendo reeleito em 2006. Na Assembleia Legislativa, Vicente Cândido foi Líder da Minoria, presidente da Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial e da Comissão de Esporte e Turismo. Também foi um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa.

Em 2010, foi eleito deputado federal. Esporte, cultura, desenvolvimento e juventude são setores de grande relevância em sua trajetória. A regulamentação de meia entrada para estudantes, a proposta do novo código comercial e o fortalecimento para esportes olímpicos são alguns dos temas que Vicente Cândido constantes em seu mandato na Câmara Federal.

Foi relator da Lei Geral da Copa, em 2012. Em 2014, assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Em 2017, atuou como relator da PEC (Proposta de Emenda a Constituição) da reforma política. Nesse processo defendeu a criação de um fundo público para financiamento de campanhas eleitorais no valor correspondente à 0,5% da Receita Corrente Líquida da União.

Fotos: Rodrigo Costa/Alesp.

Compartilhe: